segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Circuito CAIXA terá atletas de Paraisópolis na etapa de São Paulo

Edielza Guimarães, campeã da prova e líder brasileira de 2010 | Luiz Doro/ adorofoto

Competição abre espaço para a inclusão social em sua oitava etapa, que tem inscrições apenas até terça-feira (27/9); prova reunirá amadores e alguns dos principais nomes da elite

São Paulo - Uma das mais tradicionais provas do Circuito de Corridas CAIXA, a etapa de São Paulo vai reunir, em 2 de outubro, os principais fundistas brasileiros da atualidade e também 17 atletas da comunidade de Paraisópolis que integram o Projeto Unidos pelo Esporte, do Instituto Prof. Vinculado à Federação Israelita de São Paulo, o Prof usa as corridas como ferramenta de inclusão social. A HT Sports, organizadora da prova, e a CAIXA, abriram vagas gratuitas para os corredores de Paraisópolis, em parceria com o Prof.

Veterano no Circuito CAIXA, o Instituto já levou seus atletas a quatro edições da etapa de São Paulo - três vezes na prova infantil e duas na adulta. "A máxima do esporte é tirar as pessoas do ambiente de exclusão e tornar todas iguais", acredita José Henrique da Luz, coordenador do Projeto. "Eles saem de Paraisópolis, encontram gente de diferentes bairros e cidades e percebem que ali não existe diferença de idade, raça ou classe social."

De acordo com José Henrique, a criação do projeto esbarrou numa cultura em que o futebol já estava arraigado, até pela proximidade da comunidade com o Estádio do Morumbi. "Atualmente, o atletismo está bem forte em Paraisópolis. A corrida da CAIXA é um incentivo, até por ter largada e chegada em frente ao Pacaembu, ícone do futebol em São Paulo."

José Henrique diz ainda que foram as crianças que levaram os mais velhos da comunidade a praticar esportes, sobretudo a corrida de rua. "Os adultos não tinham vivência no esporte. Era difícil para um pai entender porque precisava levar o filho para um treino ou uma competição num sábado de manhã, bem cedo. Hoje, muitos deles correm e vivem essa rotina de perto. Se eu marcar um treino para as crianças às 5 horas da manhã, mesmo os que não praticam aparecem no horário certo."

O Projeto Unidos pelo Esporte atende hoje 220 crianças e seus familiares, trabalhando com atletismo, vôlei, basquete e judô. Algumas dessas crianças seguem no esporte, caso de Samira Freitas, 14 anos, bicampeã dos 600 m da Maratoninha de São Paulo, em junho. "Daqui a dois anos ela fará 16 e poderá competir como adulta e se profissionalizar", aponta José Henrique.

Inscrições para a etapa de São Paulo terminam terça-feira (27/9)

Os atletas do Projeto Unidos pelo Esporte terão a oportunidade de competir, em São Paulo, lado a lado com os principais fundistas brasileiros, como Giomar Pereira, líder do ranking brasileiro de corredores de rua, bicampeão e recordista da prova (29min33, em 2008), entre outros nomes fortes das corridas de rua. A etapa paulista do Circuito CAIXA divide com Fortaleza o posto de mais antiga do Circuito CAIXA, recebendo a competição desde a sua criação, em 2004.

É também uma das provas mais charmosas do circuito, com largada e chegada na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, e passagem por outros símbolos da cidade, como o Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão. Os últimos a vencer na capital paulista, em 2010, foram Luís Paulo da Silva Antunes e Edielza Guimarães.

Para os amadores que vão participar da disputa deste ano, as inscrições estão abertas no site www.circuitocaixa.com.br, até terça-feira (27/9), com o valor de R$ 55,00. Fundistas maiores de 60 anos têm um desconto de 50% sobre a taxa.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA tem a chancela da CBAt. Seis das 11 etapas, disputadas em nove Estados do Brasil, já foram realizadas - as próximas cidades a receber a disputa, depois de São Paulo, serão Ribeirão Preto (16/10), Porto Alegre (30/10) e Brasília (6/11). O Circuito tem grande importância para os atletas de elite porque todas as 11 corridas valem pontos para o ranking brasileiro de provas de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA em 2012.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial, da Polenghi e Água Mineral Minalba. Em São Paulo, conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Prefeitura de São Paulo, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação Paulista de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

via Local
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário