segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Brasileiras estreiam no Sul-Americano contra a Bolívia

A seleção brasileira de futsal feminino, que disputará a quarta edição do campeonato Sul-Americano da categoria a partir do dia 7 de outubro (sexta-feira), já conhece o seu adversário da estreia: a Bolívia. O Brasil está presente no grupo B, ao lado das próprias bolivianas, mais Colôm bia, Paraguai e Equador. A competição será realizada na Venezuela, no Estado de Aragua (Maracay), região centro-norte do país.

Já convocada, a seleção brasileira, que é comandada pelo técnico Vander Iacovino, irá se apresentar em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE), na próxima terça-feira (27). As quatorze atletas selecionadas ficarão concentradas no Centro de Treinamento Aécio de Borba Vasconcelos até o dia 4 do mesmo mês (terça-feira), data do embarque para a Venezuela.

De acordo com o regulamento divulgado pela Conmebol, os dois melhores colocados de cada chave avançarão a fase semifinal, que será disputada no dia 13/10 (quinta-feira) - o campeão será conhecido no dia seguinte. O grupo A, que tem a anfitriã Venezuela, conta ainda com Argentina, Chile, Uruguai e Peru.

Definido os adversários da seleção na fase classificatória, Vander disse que a ansiedade pela a estreia (7) é natural. Ainda de acordo com o treinador brasileiro, o pouco número de informação sobre as rivais também pode ser um obstáculo.

"O primeiro jogo sempre é aguardado com mais expectativa, o que é normal. Não temos muitas informações sobre a Bolívia e isso no começo da partida deve gerar certa dificuldade", comentou Iacovino, que também é treinador da seleção sub 20 e auxiliar técnico do grupo principal, que é comandado por Marcos Sorato.

Sobre o fato das brasileiras desembarcarem em terras venezuelanas como favoritas, o técnico ponderou: "O favoritismo pode ocorrer até o apito inicial do árbitro. Depois disso, o que vai te credenciando a favorito ou não é a maneira como a equipe vai atuando, se impondo no decorrer das partidas".

Depois de estrear contra as bolivianas, o selecionado brasileiro terá pela frente o Paraguai (8 - sábado), a Colômbia na sequência (10 - segunda) e, por fim, o Equador (11 - terça). A folga do Brasil na primeira fase será na mesma data da equipe sediante, no domingo (9).

Confira a convocação da seleção brasileira para o Sul-Americano feminino:

Goleiras
Jozi - CD Burela FS (Espanha)
Giga - UnoChapecó/NTozzo/Female
Júlia - Kindermann/Uniarp/GGnet

Fixas
Desirrê - Kindermann/Uniarp/GGnet
Taty - Unesc/FME/Cri Construções
Cilene - Barueri /Palmeiras/Jaguaré

Alas
Neguinha - Nacional Gás/Unifor
Marcela - Unesc/FME/Cri Construções
Jessiquinha - Barueri /Palmeiras/Jaguaré
Jessíka - UnoChapecó/NTozzo/Female
Vanessa - UnoChapecó/NTozzo/Female

Pivôs
Jú Delgado - FS Mósteles (Espanha)
Lú - Kindermann/Uniarp/GGNet
Cely - UnoChapecó/NTozzo/Female

Imprensa | Confederação Brasileira de Futebol de Salão
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura