sábado, 10 de dezembro de 2011

Brasil passa pela Rússia e tenta o bi diante da Espanha

Fortaleza (CE) - O Brasil está classificado para a final do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal. O time passou pela Rússia na semifinal da competição, com um placar de 5 a 1, aplicado na noite desta sexta-feira (9/12), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). A ad versária das brasileiras na decisão será a Espanha, que bateu, de virada, Portugal por 4 a 3.

A vitória credencia as donas da casa a seguirem na busca pelo bicampeonato mundial. A final ocorrerá neste sábado (10/12), às 11h30 (horário local), com transmissão ao vivo do SporTV. A Rússia jogará a preliminar, às 9h30, contra Portugal a definição do terceiro lugar da competição internacional.

Desde os primeiros movimentos da partida, o Brasil já dava mostras de que iria impor um maior volume de jogo. As chances foram criadas e o primeiro gol saiu dos pés de Taty, aos 4min56, após jogada pela ala direita, ela cortou para o meio e chutou forte e cruzado, vencendo a arqueira Irina.

Mesmo com a vantagem as brasileiras seguiram pressionando e a goleira da Rússia apareceu como destaque, fazendo defesas importantes, evitando que o placar fosse ampliado, pelo menos até aos 15min17, quando Jéssika arriscou e a bola acabou entrando no canto baixo de Irina.

Na comemoração do segundo gol as atletas brasileiras homenagearam a ala Jessiquinha, que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo no duelo diante de Angola, na última quarta-feira (7/12), e será submetida a uma cirurgia. O retorno da atleta às quadras tem prazo estimado em seis meses.

Segundo tempo
Na etapa complementar, as russas tentaram mudar o panorama da partida, avançando um pouco mais. Porém, as sul-americanas seguiram impondo o volume de jogo. O terceiro gol do Brasil saiu novamente dos pés de Jéssika, cobrando pênalti, aos 26min04.

Logo em seguida, Jéssika acertou um belo chute de fora da área e marcou o quarto das anfitriãs, aos 26min28. Com os três gols, a atleta brasileira assumiu a artilharia isolada da competição, com sete gols, ultrapassando a portuguesa Melissa Antunes, que tem um tento a menos.

Juliana Delgado, aos 28min12, fez o quinto do Brasil, enquanto Litvinova fez o de honra das européias por meio de uma cobrança de tiro livre da marca dos dez metros sem barreira, aos 38min04, fechando o marcador em 5 a 1.

"O time colaborou muito para que os lances individuais ocorressem. Nosso grupo é muito forte e unido e isto facilita este tipo de situação. Na final teremos um duelo muito complicado, as espanholas virão com tudo e tentarão fazer o mesmo que fizemos o ano passado, que foi vencer o campeonato na casa delas. Temos que entrar muito ligadas", disse a artilheira da partida e do Mundial Feminino, Jéssika.

Virada histórica sobre Portugal garante Espanha na final

Fortaleza (CE) - O primeiro país a garantir vaga na final do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal é a Espanha. A vaga veio com a vitória por 4 a 3 diante de Portugal, nesta sexta-feira (9/12), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), em uma semifinal cercada por emoções. As espanholas chegaram a estar perdendo por 3 a 0 e conseguiram a virada.
Brasil e Rússia duelam na sequência da programação de jogos do dia. A decisão do título ocorre neste sábado (10/12), às 11h30 (horário local), com transmissão ao vivo do SporTV. Eliminadas, as portuguesas farão o jogo preliminar, às 9h30, na decisão do terceiro lugar da competição.

As portuguesas imprimiram um ritmo muito forte nos primeiros minutos. Antes de oito minutos decorridos o placar já apontava 3 a 0 para as lusitanas. Ana Azevedo abriu o marcador logo a 1min39. Exatamente um minuto depois, aos 2min39, Melissa Antunes ampliou para as Portuguesas, enquanto Ana Azevedo voltou a balançar as redes, aos 7min47.

Os três gols sofridos obrigaram o técnico espanhol, Arsenio Pascual, a parar o jogo. Após o pedido de tempo, as espanholas conseguiram maior volume de jogo, e descontaram com um tento de Ana Sevilla, aos 17min14.

Na etapa final a busca da Espanha pela confirmação da reação foi bastante intensa. O segundo gol da equipe saiu após uma troca de passes, que acabou com Daniela Ferreira desviando para suas próprias redes, aos 26min14. Após o gol a marcação espanhola seguiu bem adiantada, dificultando a saída de bola das rivais.

Aos 12min26, Sofia Ferreira recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulsa, deixando Portugal com uma atleta a menos em quadra. A Espanha aproveitou-se da superioridade para igualar o marcador, aos 32min37, quando Claudia Pons escorou um cruzamento para o fundo das redes.

Porém, logo na sequência foi a vez de Amparo Jiménez ser excluída da partida, também com a segunda advertência por cartão amarelo. As lusitanas, no entanto, não conseguiram fazer valer a superioridade numérica e o jogo permaneceu empatado durante os dois minutos em que a Espanha esteve com quatro jogadoras em quadra.

A virada do time espanhol veio com uma jogada individual de Isabel Garcia. Ela recebeu na entrada da área, limpou a jogada e bateu no canto rasteiro de Ana Pereira, aos 36min50. Fazendo 4 a 3.

Faltando poucos minutos para o final do confronto, a ala Daniela Ferreira passou a fazer as vezes de goleira-linha na seleção portuguesa, mas a pressão não surtiu efeito e a vaga na decisão ficou com as adversárias.

"Era uma partida muito esperada por todas. Há um ano jogamos contra este mesmo adversário na semifinal, em Madri, e perdemos. Era uma revanche, e um jogo muito importante para nos levar a final", disse a autora do quarto gol da Espanha, Isabel Garcia, fazendo referência à edição anterior do Torneio Mundial Feminino.

Japão bate a Argentina e termina na quinta posição

Fortaleza (CE) - A quinta colocação do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal ficou com o Japão. As asiáticas venceram a Argentina na tarde desta sexta-feira (9/12), em confronto realizado no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), que abriga toda a competição internacional.

A exemplo do que ocorreu na primeira fase, quando as duas equipes se enfrentaram, o duelo desta tarde foi bastante equilibrado. No jogo anterior houve empate por 1 a 1, mas, desta vez, as nipônicas foram mais eficientes e conseguiram a vitória.

No primeiro tempo as orientais fizeram 1 a 0. Egu balançou as redes, aos 14min25, fazendo o único gol da metade inicial do confronto. Kirin ampliou para as japonesas aos 23min26. Em desvantagem no marcador, as argentinas conseguiram emplacar uma reação. Maria Pia, aos 27min10, e Cintia, aos 30min44, empataram a partida.

Porém o Japão conseguiu retomar o comando do marcador aos 34min15, quando Kana mandou para o fundo do gol e fez 3 a 2, confirmando o triunfo das japonesas.

"Estou feliz pelo que as jogadoras apresentaram, e também pela experiência que adquirimos. Isto será muito importante para o nosso crescimento. Creio que dentro de alguns anos poderemos estar entre os quatro primeiros", destacou o treinador do Japão, Masaaki Arihara.

Vitória sobre Angola confirma 7º lugar para Venezuela

Fortaleza (CE) - Na disputa do 7º lugar do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal, a Venezuela levou a melhor sobre Angola e venceu por 6 a 2 na tarde desta sexta-feira (9/12), em Fortaleza (CE), no ginásio Paulo Sarasate. A competição segue na capital cearense e terá seu campeão sendo conhecido neste domingo (10/12).

As angolanas começaram a partida marcando logo a 1min57, por meio da ala Tarcia. Em desvantagem, as venezuelanas pressionaram e desperdiçaram algumas chances até chegar ao empate, conseguido aos 6min04, com Nayre. A virada veio logo na sequência, com um tento de Ylvi, aos 7mim50.

Já nos últimos segundos do primeiro tempo, Yaremi fez mais um para as sul-americanas, aos 19min50. Na etapa complementar, Helianny anotou o quarto e quinto gols venezuelanos, aos 21min10 e aos 31min04, enquanto Tuti descontou para as rivais, aos 32min24. O placar foi fechado com mais um gol de Helianny, seu terceiro no confronto, aos 36min19, fazendo 6 a 2.

"Estamos contente de ter participado do mundial. Agora temos que avaliar tudo que passamos aqui para nos preparar para as próximas competições", relatou a capitão venezuelana, Barbara, ao final do confronto.

Os finalistas do Torneio Mundial Feminino serão definidos a partir das 17 horas (horário local). Portugal e Espanha farão a primeira semifinal, enquanto Brasil e Rússia definirão o segundo classificado para a decisão deste sábado.
 
via Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim | Imprensa / Confederação Brasileira de Futebol de Salão
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário