sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

NBB - 2012 começa com troca de liderança

O Pinheiros perdeu a liderança do NBB ao ser derrotado pela Liga Sorocabana |  Marianna Barreto/Divulgação

Flamengo vence o clássico contra o Franca e aproveita a derrota do Pinheiros, diante da Liga Sorocabana, para assumir a liderança isolada do NBB

O Flamengo assumiu a liderança do NBB, nesta quinta-feira. Os cariocas venceram o clássico diante do Vivo/Franca, por 93 a 81, e aproveitaram a derrota do Pinheiros para a Liga Sorocabana, por 99 a 95. Dessa forma, o rubro-negro alcançou sua nona vitória em nove jogos, um triunfo a mais que o rival paulista. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Os destaques do Flamengo foram o ala norte-americano David Jackson, cestinha com 23 pontos, e o pivô argentino Kammerichs, com um duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes. Pelo Franca, o ala Kevin Sowell foi o principal pontuador, com 19 pontos.

Desde o princípio, o Flamengo não deu chances ao adversário. Logo no primeiro quarto, abriu 14 pontos de vantagem no placar (27 a 13). O ala Marcelinho e o pivô argentino Kammerichs comandaram o rubro-negro no primeiro tempo, anotando 30 dos 47 pontos da equipe na primeira metade do jogo. Apesar de uma boa reação do Franca antes do intervalo, os cariocas se mantiveram bem na liderança por 47 a 38.

No terceiro período, o time da casa voltou à quadra com muita intensidade novamente. Dessa vez, o pivô Átila Santos e o ala norte-americano David Jackson que lideraram a equipe carioca no setor ofensivo, anotando 19 dos 27 pontos da equipe nessa etapa. A vantagem aumentou para 20 pontos novamente e o Flamengo precisou apenas administrar o resultado no restante da partida para sair com a vitória.

"Por enquanto essa liderança é relativa, pois temos muitos times bons e a competição está bem equilibrada. Então, acho que o torneio só será decidido nas cinco últimas rodadas e temos que manter nosso foco até o final", disse o técnico do Flamengo, Gonzalo Garcia.

O resultado não foi bom para o Pinheiros, que perdeu da Liga Sororcabana, fora de casa, por 99 a 95, perdendo a liderança do NBB. O armador norte-americano do time de Sorocaba, Kenny Dawkins, foi o cestinha do jogo, com 25 pontos, sendo 23 deles no segundo tempo e 12 somente no último quarto.

Na cola dos líder Flamengo estão também Unitri/Universo e Itabom/Bauru, que também venceram nesta rodada. Os mineiros superaram o Tijuca, fora de casa, por 103 a 69, com destaque para a dupla Luis Gruber e Cipolini, com 18 pontos cada. Enquanto o time do interior paulista, jogando em casa, venceu o Paulistano/Unimed, por 96 a 73, tendo o armador norte-americano, Larry Taylor, como o grande nome do jogo ao anotar um duplo-duplo de 26 pontos e 12 rebotes.

Subindo na tabela
O São José/Unimed/Vinac recebeu o Araraquara e dominiu a partida desde os primeiros minutos para sair com a vitória, 100 a 77. O pivô Murilo foi o destaque da partida, com 17 pontos e nove rebotes. O cestinha foi o pivô Deivisson, do time visitante, com 21 pontos. Com a vitória os joseenses subiram para a quinta colocação.

Fechando a rodada, o Cia. do Terno/Romaço/Joinville superou o Winner/Limeira, por 70 a 55. A equipe conquistou sua quarta vitória na competição e subiu para o nono lugar na tabela. O cestinha da partida foi o ala/armador André Goes, do time da casa, com 21 pontos.

Vila Velha x Brasília adiado
Devido a forte chuva que caiu na cidade de Vila Velha, inclusive, foi decretado estado de emergência pela prefeitura, a partida entre Vila Velha/Garoto/BMG e Uniceub/BRB/Brasília, válida também pela décima primeira rodada do NBB, foi adiada para o dia 21 de janeiro, em horário a ser confirmado.

Confira os resultados da décima primeira rodada do NBB

05/01 (quinta-feira)
Tijuca/Rio de Janeiro 69 x 103 Unitri/Universo
Itabom/Bauru 96 x 73 Paulistano/Unimed
Liga Sorocabana 99 x 95 Pinheiros/SKY
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville 70 x 55 Winner/Limeira
São José/Unimed/Vinac 100 x 77 Araraquara
Flamengo 93 x 81 Vivo/Franca
*Vila Velha/Garoto/BMG x Uniceub/BRB/Brasília

* Partida adiada para o dia 21/01

Para conferir as estatísticas completas e as fotos dos jogos do NBB acesse:
www.liganacionaldebasquete.com.br

Guilherme Buso e Victor Moraes | Comunicação/Liga Nacional de Basquete
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário