sábado, 8 de outubro de 2011

Sorteio define os grupos do 7º Grand Prix de Futsal

Manaus (AM) - Os grupos e a tabela de jogos da sétima edição do Grand Prix de Futsal foram definidos na manhã desta quinta-feira (6/10), em sorteio realizado no Centro Cultural Palácio do Rio Negro, em Ma naus, capital amazonense, que será sede da competição deste ano.

Por pouco mais de meia hora, as atenções do futsal mundial se voltaram para a cidade manauara. Ao todo, foram definidos os quatro grupos do torneio. Os cabeças-de-chave de cada uma das chaves, que foram Brasil, Rússia, Irã e Argentina ficaram nas chaves A, B, C e D, respectivamente, dentro da primeira fase.

Os grupos do torneio ficaram divididos da seguinte forma:
Grupo A - Brasil, Guatemala, Holanda e Angola
Grupo B - Rússia, Paraguai, Costa Rica e Zâmbia
Grupo C - Irã, Bélgica, Uruguai e Estados Unidos
Grupo D - Argentina, Hungria, Moçambique e República Checa

Os dois mais bem colocados de cada uma das chaves se classificação para as quartas-de-final da competição internacional, enquanto os terceiros e quartos colocados de cada um dos grupos disputarão as colocações inseridas entre a oitava e a décima sexta posições. Todos os jogos da segunda fase serão eliminatórios.

Estiveram presentes no sorteio o secretário de Desporto e Lazer de Manaus, Fabrício Lima; o secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares; o presidente da Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS), Raimundo Reis, além do vice-presidente Administrativo da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Hideraldo Martins.

Reis disse que a realização do Grand Prix em Manaus será uma boa oportunidade para que o Brasil e o mundo reconheçam Manaus como centro de excelência do esporte mundial. ?O mundo e o Brasil conhecerão a hospitalidade do amazonense. A federação se sente feliz em ajudar na recepção dos salonistas de todo o mundo em Manaus?, sorriu.

Lima relembrou que Manaus será uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol e que o Grand Prix será o verdadeiro teste para a competição. -O Grand Prix em Manaus será maior que a Copa do Mundo a ser realizada em nossa cidade. Por isso nossa responsabilidade será tão grande nesse mês quanto em 2014?, frisou.

Para o secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares, avaliou como especial a realização do torneio no estado de Amazonas. ?Nosso estado recebe a competição neste dia especial. Temos certeza que estamos preparados para receber um evento de tamanha envergadura?, avaliou.

Os jogos serão disputados a partir do dia 16/10, um domingo, simultaneamente na Arena Amadeu Teixeira e no Ginásio do Sesi, ambos na capital amazonense. A competição seguirá até o dia 23/10, outro domingo, dia da final que será disputada na Arena Amadeu Teixeira.

Nelson Mathias é relembrado em sorteio do Grand Prix
O ex-presidente da Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS), Nélson Mathias, foi relembrado nos discursos realizados durante a cerimônia da realização do sorteio dos grupos do Grand Prix de Fustal 2011, realizado na manhã desta quinta-feira (6/10), em Manaus (AM).

Mathias morreu em maio deste ano por conta de complicações decorrentes de um tumor em seu cérebro. O atual presidente da FAFS, Raimundo Reis, relembrou a memória do ex-dirigente. Além dele, o secretário de Desporto e Lazer de Manaus, Fabrício Lima, e do secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares.

Para Lima, toda a luta de Mathias pelo crescimento do futsal em Amazonas foi coroada na realização do Grand Prix. "Lutamos durante muito tempo para que realizássemos o Grand Prix aqui em Manaus. Sei que Mathias não está aqui em corpo, mas em espírito certamente o está e comemorando juntamente conosco", disse.

O secretário de Esportes do Governo de Amazonas, Júlio César Soares, destacou também a luta do ex-presidente na luta pelo crescimento do futsal no estado de Amazonas. Para ele, a vitória na realização do evento também foi dele.

"Nelson sempre foi um lutador e sua luta maior sempre foi o futsal amazonense. Ele esteve aqui para poder desfrutar desse momento importante no salonismo amazonense, mas certamente ele é um dos vitoriosos neste dia", disse o secretário.

Técnico brasileiro avalia adversários da primeira fase do GP
O Brasil conheceu nesta quinta-feira (6/10) seus adversários da primeira fase do 7º Grand Prix de Futsal. A competição, que será disputada em Manaus (AM), entre os dias 16 e 23 deste mês, teve o sorteio dos grupos realizado no Palácio Rio Negro, na capital amazonense. Os brasileiros terão como rivais na primeira fase Angola, Holanda e Guatemala.

Os primeiros rivais do Brasil serão os guatemaltecos, no dia 16 (domingo). Na sequência, o time comandado pelo técnico Marcos Sorato enfrenta Angola, no dia 17, e no dia seguinte encara a Holanda. Todos os jogos da equipe verde-amarela nesta fase do Grand Prix serão na Arena Amadeu Teixeira.

"A Guatemala evoluiu após a passagem de treinadores como Fernando Ferretti e José Venancio Lopez (atual técnico da Espanha). Não é mais a Guatemala do inicio dos anos 2000. É um time melhorado e será em uma estréia, em que há sempre uma carga diferente", comentou o comandante técnico do Brasil, Marcos Sorato, falando sobre o primeiro jogo de sua equipe no 7º Grand Prix.

Sorato também avaliou os demais adversários da primeira fase. "Depois encaramos Angola, que está entrando agora no mundo do futsal e também vem crescendo, tende a ser um jogo mais tranqüilo, mas temos que ter muito respeito. Já a Holanda não enfrentamos há um bom tempo e não temos referências atuais para poder avaliar, mas como será o último confronto poderemos colher informações", disse.

Em relação aos demais rivais do Grand Prix, o treinador do Brasil fez questão de ressaltar forças emergentes do salonismo mundial. "Rússia, Irã e Argentina foram os cabeças de chave e apresentam equipes que estão entre as melhores do mundo. O Paraguai também é uma equipe forte e fazendo uma previsão para a sequência da competição devem ser adversários que lutarão pelo título", sentenciou.

Apresentação
O Brasil se apresentará em Manaus na próxima terça-feira (11/10). Dos 14 convocados, 10 estiveram na Copa América. As quatro novidades em relação à lista do torneio sul-americano são o goleiro Franklin, o fixo Ciço, o ala Vinícius e o pivô Fernandinho. O arqueiro, que defende a Krona/Joinville/DalPonte não atua com a camisa verde e amarela há quase um ano.

A última vez que defendeu a Seleção foi em novembro de 2010, quando atuou nos amistosos diante da Hungria, realizados em Cuiabá (MT) e Joinville (SC). Depois disso, ele chegou a ser convocado para os jogos contra Uruguai e Portugal, em abril deste ano, mas sofreu uma lesão no ombro que o tirou das quadras até o início deste mês.

Os outros três jogadores atuam no exterior e são convocados com freqüência para a Seleção. O fixo Ciço, que atua no Foolad Mahan, do Irã, esteve nos amistosos contra o Paraguai, realizados em julho deste ano. Vinícius e Fernandinho defendem o MFK Dínamo Moscou, da Rússia, e foram convocados para enfrentar o Kuwait, no início do mês. O ala, por causa de uma lesão, não pode jogar, mas o pivô participou dos jogos e teve bom rendimento.

Confira a lista de convocadas para o 7º Grand Prix de Futsal
Goleiros
Djony - Santos (SP)
Tiago - São José/ValeSul Shopping (SP)
Franklin - Krona/Joinville/DalPonte (SC)

Fixos
Ciço - Foolad Mahan (Irã)
Neto - Santos (SP)
Rodrigo - Carlos Barbosa (RS)

Alas
Vinícius - MFK Dinamo Moscou (Rússia)
Jackson - Santos (SP)
Gadeia - Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Falcão - Santos (SP)
Valdin - Santos (SP)

Pivôs
Fernandinho - MFK Dinamo Moscou (Rússia)
Simi - São Caetano/Corinthians/Unip (SP)
Jé - Santos (SP)

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão

-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário