segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Giomar volta a ser líder do ranking e Sueli a mais rápida no Circuito CAIXA em Porto Alegre

Pódio feminino e Pódio masculino | Luiz Doro/ adorofoto

Giomar volta a ser líder do ranking e Sueli a mais rápida no Circuito CAIXA em Porto Alegre

Brasileiros surpreenderam os atletas estrangeiros na penúltima etapa da competição, neste domingo (30/10); prova masculina ainda teve recorde e troca de liderança entre os melhores da corrida de rua

Porto Alegre - Numa disputa decidida nos últimos metros, Giomar Pereira venceu a prova de Porto Alegre do Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (30/10). Com 28min56, o fundista ainda superou seu próprio recorde e retomou a liderança do ranking brasileiro de corredores de rua. Na prova feminina, Sueli Pereira confirmou o status de brasileira mais rápida da competição e superou a queniana Ednah Mukhwana já na metade do percurso, para cruzar a linha de chegada com 34min19.

Giomar Pereira liderava o ranking brasileiro até o início de outubro. Foi surpreendido por Gilmar Silvestre, que o ultrapassou na prova de Ribeirão Preto do Circuito CAIXA (16/10) - ficou a três pontos da primeira posição. Neste domingo, o baiano de Jacobina enfrentou o forte vento contra, deu uma arrancada após o último quilômetro do percurso e ultrapassou o português Alberto Casimiro da Costa Paula, que vinha em primeiro. Superou seu próprio recorde (29min22, feito em 2007), e agora está um ponto à frente de Gilmar na classificação geral, num duelo particular que promete pegar fogo na última etapa do Circuito, em Brasília, dia 6 de novembro. Giomar tem agora 275 pontos, contra 274 de Gilmar, que somou 26 ao terminar em terceiro, já que o português Alberto, como estrangeiro, não pontua.

"É uma sensação muito boa, correr com africanos e atletas muito mais novos, talentosos, e saber que ainda posso vencer. O Gilmar tem só 22 anos, corre muito, é um ótimo atleta", disse Giomar, confessando que, depois de quatro anos entre os primeiros do ranking brasileiro, os mais jovens começam a dar trabalho. "Acho que foi o vinho que ajudou. Ontem à noite, ele, meu irmão Gilberto e eu tomamos uma pequena taça de vinho no jantar. Parece que rendeu", brincou Gilmar Silvestre, sobre a reviravolta no ranking. "Gosto demais do Giomar, o admiro muito, é um grande atleta. Qualquer um de nós que terminar em primeiro, está bom. E vai ser uma briga boa, acho que o resultado só vai ser decidido na São Silvestre."

Para vencer a prova de Porto Alegre, neste domingo, Giomar Pereira usou uma estratégia cautelosa. "Quis ficar com o pelotão principal, mantendo meu ritmo o tempo todo, sem forçar a barra para ultrapassar os africanos e o português. No último quilômetro, percebi que daria para sair e arranquei."

O português Alberto Casimiro da Costa Paulo veio pela primeira vez ao Brasil para um período de treinos, na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul. Campeão mundial universitário dos 3.000 m com obstáculos, Alberto disputou a sua segunda prova em rua, para avaliar seu condicionamento físico, e ficou surpreso com o resultado. "Não costumo disputar 10 km em rua, sou mesmo atleta de pista. E o nível técnico da prova estava muito forte, ainda por cima com o vento atrapalhando. Fazer 29min02 nessas condições me surpreendeu bastante, foi muito bom", contou o atleta, que volta para Portugal já nesta segunda-feira (31/10).

"De repente, logo nos primeiros quilômetros, olhei para o lado, vi o Alberto disparando na frente e me espantei. Não sabia quem era, porque ele nunca correu aqui, e não sabia o que esperar dele. Acabou atrapalhando um pouco", confessou Gilmar Silvestre, terceiro colocado na disputa. "Todos estavam correndo muito. O percurso ajuda, porque é bem plano, e o nível dos atletas é bem alto."

Vitória brasileira também na prova feminina

Sueli Pereira comemorou muito sua terceira vitória no Circuito CAIXA - antes de Porto Alegre, já tinha vencido em Goiânia e Campo Grande, estas duas com recorde dos 10 km. "A torcida brasileira merece esta vitória", disse Sueli, que disputou a prova lado a lado com a queniana Ednah Mukhwana, dona de quatro vitórias na competição, e disparou na liderança já no quinto quilômetro.

"Me senti um pouco travada, na largada, mas fui soltando, e no quinto quilômetro vi que dava para acelerar. O percurso realmente ajuda bastante, é completamente plano, e mesmo com o vento contra, dá para fazer um bom tempo", explica a fundista, que, com o resultado, alcançou a vice-liderança do ranking brasileiro (soma agora 262 pontos). Para Sueli, o aumento da premiação do Circuito CAIXA, nesta temporada, e a presença de mais africanas de alto nível são um grande incentivo para as brasileiras. "As quenianas acabam sendo um exemplo. Temos pensado mais em competir com elas em pé de igualdade, e isso melhora o nosso nível."

Veterana no Circuito CAIXA, Ednah Mukhwana também se mostrou satisfeita com a forte disputa com as brasileiras, mas confessou que o vento foi um obstáculo. "Em alguns momentos, vinha bem de frente, foi desgastante. Mas o lugar é ótimo para correr, me senti bem, aqui", disse a queniana.

O encerramento do Circuito CAIXA, no próximo domingo (6/11), reunirá os principais fundistas de rua desta temporada em Brasília. Os pontos somados na capital federal do Brasil são decisivos na briga entre Giomar Pereira e Gilmar Silvestre, e na disputa da elite feminina pelos cinco primeiros lugares na classificação geral. Mais importante competição de corridas de rua do Brasil, com chancela da CBAt, o Circuito CAIXA já passou por Goiânia (15/5), Belo Horizonte (29/5), Campo Grande (7/8), Fortaleza (14/8), Recife (28/8), Uberlândia (18/9), Curitiba (25/9), São Paulo (2/10) e Ribeirão Preto (16/10) e Porto Alegre. Todas as provas da competição somam pontos para o ranking brasileiro de corrida de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, nas categorias masculina e feminina, garantem o patrocínio da CAIXA em 2012.

Resultados da etapa de Porto Alegre
Masculino
1 - Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 28min56
2 - Alberto Casimiro da Costa Paulo (Sport Lisboa Benfica) - 29min02
3 - Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento/Henrique Viana) - 29min08
4 - Mark Korir (FILA) - 29min12
5 - Marco Joseph Marco (FILA) - 29min15

Feminino
1- Sueli Pereira Silva (Gran Cursos/Eja-Jataí) - 34min19
2 - Ednah Mukhwana (Kenia/Luasa Sports) - 34min45
3 - Maria Lúcia Nascimento (Matilat/Simelt) - 34min49
4 - Edielza Alves dos Santos Guimarães (Pinda/Olympikus/CAIXA) - 34min56
5 - Conceição de Maria Carvalho Oliveira (Findyourself/CAIXA) - 35min16

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial, da Polenghi, do jornal Sprint Final e da rádio Jovem Pan. Em Porto Alegre, conta ainda com o apoio da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre, além da supervisão técnica da CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

via Local
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura