sexta-feira, 23 de setembro de 2011

13º Jet Waves World Championship será realizado no Balneário Piçarras

foto: Maurício Brandão

O evento será realizado de 21 a 23 de outubro, na cidade do Litoral de Santa Catarina.

O Balneário Piçarras, no litoral catarinense, receberá pelo terceiro ano consecutivo a decisão do Jet Waves World Championship (campeonato de manobras com jet ski nas ondas). A 13º edição do evento será realizada de 21 a 23 de outubro, na praia Norte.  Além dos pilotos brasileiros, devem participar competidores da França, Estados Unidos, Alemanha, Japão, África do Sul, Itália, Reino Unido e Argentina.


A primeira etapa da competição foi realizada de 3 a 5 de junho, na praia de Montalivett, na França e o vencedor foi o piloto da casa, Pierre Maixent, que busca o tetracampeonato. A segunda etapa aconteceu de 9 a 11 deste mês, em Pacific City, no Oregon (EUA) e o vencedor foi o norte-americano Ross Champion, bicampeão em 2008 e 2009. A terceira e decisiva etapa será disputada no Estado de Santa Catarina, como acontece desde 1999, na primeira edição do campeonato.


Marcelo Brandão (Tchello), presidente da Federação de Esportes Radicais, organizado do campeonato em parceria coma Triefe Promoções, acredita que esta etapa decisiva do 13º Jet Waves World Championship será empolgante. "O campeonato esse ano está muito equilibrado, os competidores estão se empenhando nos treinamentos e pelo que apresentaram nas etapas francesas e norte-americana, a decisão no Balneário de Piçarras será muito disputada. O público de toda região, que costuma prestigiar o evento, terá bons motivos para comparecer mais uma vez", destacou.


O dirigente também lembrou a tradição do Balneário Piçarras com as competições de jet ski. "Há vários anos a cidade é uma referência das disputas da modalidade. A Prefeitura Municipal no dá um importante apoio para a realização da etapa brasileira do Jet Waves World Championship. Entre os competidores brasileiros teremos as presenças de representantes de Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia", acrescentou.


Os participantes do 13º Jet Waves World Championship serão divididos nas categorias Amador e Open. A pontuação também será válida para o Campeonato Brasileiro.


A programação do 13º Jet Waves World Championship tem início no dia 21 com inscrições e treinos livres no período das 8 às 11h30. Às 11 horas será realizada a reunião com os pilotos. Às 11h30 haverá a solenidade de abertura. Às 13 horas começa a pré classificatória e às 15 horas as disputas das baterias de consolação No dia 22, a movimentação tem início às 9h30 com a reunião dos pilotos. Às 10 horas está prevista a classificatória e às 11h30 a última chance. Ás 14 horas começarão as disputas das oitavas de finais. Às 15h30 está previsto o Best Jump. Às 21 horas está marcado o show noturno no Canal de Piçarras e às 23 horas, a festa oficial do evento no BaliHai com a escolha da Garota Jet Waves.


No dia 23, às 10 horas, será realizada a reunião com os pilotos. Às 10h30 tem início as quartas de finais e às 11h30, as semifinais. Às 13h30, está marcada a final do Best jump. A disputa do terceiro lugar está prevista para as 14h30 e a decisão do título acontecerá às 15h30 e em seguida a premiação.


REGULAMENTO

De acordo com o regulamento, no 13º Jet Waves World Championship as baterias são disputadas homem a homem, permitindo que a avaliação dos juízes reflita as mudanças da condição do mar e aprimore o entendimento por parte do público e da mídia.



O sistema de chaves desenvolvido para até 20 pilotos. Caso esse número seja ultrapassado, uma fase de pré-qualificação irá determinar os pilotos que irão compor as chaves. Os 8 pilotos presentes melhor classificados no ranking da International FreeRide WaterCraft Association (IFWA) não competem na fase de pré-qualificação e avançam automaticamente para as chaves.


Havendo fase de pré qualificação, pilotos competem em baterias de 6 a 10 minutos (2 pilotos por bateria). As 10 maiores pontuações juntamente com 2 convidados "wilcards" (determinados pelo júri da IFWA) avançam para as chaves. Havendo tempo, os pilotos que avançarem para as chaves continuam em uma fase de consolação.  


O 13º Jet Waves World Championship tem a organização da  Federação de Esportes Radicais (FER). A supervisão é da International FreeRide WaterCraft Association (IFWA). O apoio é do Governo de santa Catarina, Prefeitura Municipal de Piçarras, Pronautica, BaliHai, Revista Náutica e Triefe Promoçôes


Mais informações no site: www.jetwaves.com.br


Renato Fabretti

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura