sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Conceição Oliveira e Marluce Queiroz puxam pelotão feminino do Circuito CAIXA no Recife

Conceição quer vitória na etapa inédita do Recife | Luiz Doro/ adorofoto

Conhecidas entre os pernambucanos, as fundistas têm a familiaridade com a região como trunfo na disputa deste domingo (28/8), que reunirá sete das dez primeiras do ranking

São Paulo - A estreia do Circuito de Corridas CAIXA no Recife terá a presença de duas fundistas conhecidas dos pernambucanos. Conceição Oliveira e Marluce Borges, respectivamente, líder e vice-líder do ranking brasileiro de corredoras de rua, já disputaram várias provas na cidade e contam com a familiaridade com o percurso e o clima para vencer o desafio inédito deste domingo (28/8). A disputa terá largada na Praça do Marco Zero, às 8 horas, e percursos de 5 km e 10 km.

Com uma boa vantagem na liderança do ranking (265 pontos), Conceição Oliveira está aproveitando os últimos dias antes da etapa do Recife do Circuito CAIXA para se recuperar de uma gripe. "A diferença brusca de temperatura desgasta. Estava treinando em São Paulo, com frio. Depois, fui para Fortaleza, mais quente, e, na sequência, voltei para São Paulo. Também fez frio na Meia Maratona do Rio de Janeiro. Acabei pegando uma gripe forte. E agora vou para o Recife, cidade quente", explica.

Conceição também aponta a sequência de provas de agosto como obstáculo para a vitória - a fundista disputou a Maratona do Rio de Janeiro, no final de julho, as etapas de Campo Grande (7/8) e Fortaleza (14) do Circuito CAIXA e a Meia Maratona do Rio (21). Mas está confiante para a prova do Recife, considerando que todas as atletas na disputa estarão no mesmo patamar. "Depois, vou descansar um pouco", disse Conceição, que volta ao Circuito CAIXA para a etapa de Uberlândia, no dia 18 de setembro.

"O melhor de correr no Recife é a receptividade do público. Os pernambucanos da capital abraçam a corrida de rua com entusiasmo. Mesmo quem não corre vai assistir às provas e torcer. A Avenida Beira-Mar costuma ficar lotada de gente gritando, aplaudindo, e isso é muito importante para os fundistas, é um grande estímulo", diz a piauiense Conceição, que conquistou o quarto lugar na Maratona Internacional do Recife em 2010. A fundista também já disputou na cidade a Maratona Maurício de Nassau, a Meia Maratona do Recife e provas de 10 km, algumas com largada na Praça do Marco Zero, mesmo local da saída e da chegada do Circuito CAIXA.

Marluce Queiroz Borges também conhece bem o percurso da prova do Recife e garante estar bem adaptada ao clima. "Gosto de correr em lugares quentes, meu desempenho cresce", diz a fundista, vice-campeã da Maratona Maurício de Nassau em 2010. A fundista, que também já competiu na Corrida das Pontes, é atualmente a segunda do ranking brasileiro, com 155 pontos. "Estou totalmente concentrada na etapa do Recife do Circuito CAIXA e nas outras etapas da competição, que é a minha meta para esta temporada", afirma.

Elite feminina forte na estreia no Recife

O pelotão de elite que disputará a primeira prova do Circuito CAIXA na capital pernambucana contará com sete das dez primeiras do ranking brasileiro, provocando disputas acirradas pelo pódio. Entre os destaques, Edielza Conceição, que foi a líder em 2010 e atualmente ocupa o quarto lugar, com 126 pontos, Eliane Costa de Jesus (6ª, 109 pontos), Vanda Carneiro Chagas (7ª, 85 pontos), Roseli Mateus (9ª, 66 pontos) e Maria Silvânia Araújo (10ª, 58 pontos).

Maria Zeferina Baldaia é outro nome de destaque nas corridas de fundo no Brasil que confirmou presença na prova deste domingo. Zeferina, que tem no currículo resultados como as vitórias na São Silvestre (2001), na Meia Maratona do Rio de Janeiro e na Maratona de São Paulo (as duas em 2008), está voltando às corridas depois de um período afastada. Foi nona colocada e quarta melhor brasileira na Meia Maratona do Rio de Janeiro este ano, no último domingo (21/8), e vai para o Recife para brigar pelo pódio.

A queniana Elizabeh Rumokol Chepkanan, vencedora da etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA (14/8), com o novo recorde da prova (33min48), completa o pelotão feminino de elite no Recife.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA tem a chancela da CBAt. São 11 as etapas disputadas em nove Estados do Brasil - o Recife é estreante e foi incluído no calendário este ano. O Circuito tem grande importância para os atletas de elite porque todas as 11 corridas valem pontos para o ranking brasileiro de provas de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA em 2012.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial. No Recife, conta ainda com o apoio da Prefeitura do Recife, da rádio Jovem Pan Recife, da Água Mineral Indaiá e da Ótica Oculum, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação Pernambucana de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

via Local
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura