sábado, 27 de agosto de 2011

Circuito CAIXA estreia no Recife neste domingo

Giomar e Luís Paulo, do Cruzeiro, na última prova | Luiz Doro/ adorofoto

Primeira prova da competição nacional na capital pernambucana terá grandes fundistas da região e duelos entre brasileiros e africanos

Com a presença de fortes atletas pernambucanos, os principais fundistas da elite brasileira e duelos Brasil x Quênia, a prova de estreia do Circuito de Corridas CAIXA no Recife, neste domingo (28/8), promete ser a mais rápida da competição. Líderes do ranking brasileiro de corredores de rua, Giomar Pereira e Conceição Oliveira enfrentarão Paul Koech Kimutai e Elizabeh Rumokol Chepkanan, que venceram a etapa de Fortaleza. Representando Pernambuco, Ubiratan José dos Santos, vice-campeão sul-americano dos 10.000 m, e a revelação José Márcio Leão da Silva também disputarão o pódio. A largada será às 8 horas, na Praça do Marco Zero.

O percurso todo plano da prova do Recife - nas distâncias de 5 km e 10 km - deve ser responsável por alguns dos tempos mais baixos do Circuito CAIXA entre os fundistas que buscam os primeiros lugares no ranking brasileiro. Mas, além da velocidade, os atletas também contarão com um cenário deslumbrante, que inclui pontos históricos da capital pernambucana, como a Alfândega, a Torre Malakoff e o Forte do Brum. A disputa ainda receberá uma infraestrutura com guarda-volumes, banheiros químicos, postos de distribuição de água e isotônico ao longo de todo o percurso, palco para premiação, policiamento e auxílio médico, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo de Pernambuco.

Uma elite masculina muito forte, com 23 fundistas, oito deles entre os dez primeiros do ranking brasileiro, está na disputa pelo pódio do Circuito CAIXA no Recife. Para manter a primeira posição na classificação, Giomar Pereira (147 pontos) terá de enfrentar o vice-líder Eliésio Miranda (125 pontos). Já os pernambucanos contam com atletas como Ubiratan José dos Santos, vice-campeão sul-americano dos 10.000 m em 2009, e José Márcio Leão da Silva, que estreou este ano no Circuito CAIXA com vitória na etapa de Belo Horizonte, surpreendendo o próprio Giomar. Além deles, Ênio Kleiton de Lima, Marcos Antônio Pereira e Jair José da Silva, todos de Garanhuns, participarão da prova.

Outros seis fundistas entre os dez primeiros do ranking brasileiro integram o pelotão de elite masculino, no Recife: Rosivaldo Moreira da Silva (3º, com 108 pontos), Gilmar Silvestre Lopes (4º, com 106 pontos), Sivaldo Santos Viana (5º, com 94 pontos), Adelson Alves Rodrigues (6º, com 89 pontos), Marcos Alexandre Elias (8º, com 65 pontos) e Laelson da Silva Santana (9º, com 55 pontos).

Conceição e Baldaia na elite feminina no Recife

Líder isolada do ranking brasileiro de corredoras de rua, com 265 pontos, Conceição Oliveira é conhecida no Recife, onde já disputou várias provas e conquistou o quarto lugar na Maratona Internacional do Recife em 2010. A piauiense conta com a familiaridade para vencer a etapa inédita do Circuito CAIXA, neste domingo, mas terá a concorrência de outras sete fundistas entre as dez primeiras na classificação geral.

O pelotão de elite feminino conta com Marluce Queiroz Borges (2ª do ranking, com 155 pontos), Elivane Oliveira dos Santos (3ª, com 147 pontos), Edielza Guimarães (4ª, com 126 pontos), Eliane Costa (6ª, com 109 pontos), Vanda Carneiro Chagas (7ª, com 85 pontos), Roseli Mateus (9ª, com 66 pontos) e Maria Silvânia Araújo (10ª, com 58 pontos). Maria Zeferina Baldaia é outro destaque da prova deste domingo. A fundista, que está voltando agora ao Circuito CAIXA, foi nona colocada e quarta melhor brasileira na Meia Maratona do Rio de Janeiro deste ano, no último domingo (21/8), e vai para o Recife para brigar pelo pódio.

Para acirrar ainda mais a disputa pelo pódio, o Circuito CAIXA no Recife também terá a presença dos quenianos Paul Koech Kimutai e Elizabeh Rumokol Chepkanan. Kimutai venceu as últimas duas etapas do Circuito CAIXA, em Campo Grande (7/8) e Fortaleza (14/8), enquanto Elizabeh foi vencedora em Fortaleza.

Nelson Prudêncio, Herói do Atletismo no Recife

O medalhista olímpico Nelson Prudêncio é o padrinho da quinta etapa do Circuito CAIXA, que vai pela primeira vez à capital de Pernambuco. Nelson vai dar a largada da prova e participar da premiação aos vencedores.

Dono de duas medalhas olímpicas no salto triplo (prata nos Jogos da Cidade do México/1968, e bronze na Olimpíada de Munique/1972), Prudêncio é hoje vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e professor do curso de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O ex-atleta também faz parte do programa Heróis do Atletismo, iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.

Última chance no Recife

Os atletas que querem disputar a prova do Circuito CAIXA no Recife terão uma última chance de se inscrever durante a entrega dos kits de participação. Excepcionalmente, um número limitado de vagas ficará disponível para a estreia da competição na capital pernambucana, na loja Centauro do Shopping Recife, nesta sexta-feira (26/8), das 10 às 20 horas, e no sábado (27/8), das 10 às 17 horas.

Todos os competidores recebem um kit, contendo camiseta de tecido tecnológico e número de peito. O chip de cronometragem deve ser retirado no dia da prova, das 6 horas às 7 horas, no local da largada, e devolvido após o evento.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA tem a chancela da CBAt. São 11 as etapas disputadas em nove Estados do Brasil - o Recife é estreante e foi incluído no calendário este ano. O Circuito tem grande importância para os atletas de elite porque todas as 11 corridas valem pontos para o ranking brasileiro de provas de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA em 2012.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial. No Recife, conta ainda com o apoio da Prefeitura do Recife, da rádio Jovem Pan Recife, da Água Mineral Indaiá e da Ótica Oculum, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação Pernambucana de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

via Local
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário