segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasil é convocado para a Copa América de Futsal

O Brasil buscará em setembro o pentacampeonato da Copa América de Futsal. A sexta edição da competição continental será disputada entre os dias 12 e 17 de setembro, na Argentina. Nesta segunda-feira (22/8), o técnico da equipe brasileira, Marcos Sorato, divulgou a convocação dos atlet as que comporão o elenco para a disputa do título em terras argentinas.

Foram chamados 14 atletas para a disputa da Copa América. A relação contempla apenas atletas que atuam em clubes nacionais. Dentre os convocados há uma novidade: o fixo Rodrigo, do Carlos Barbosa, que ganha sua primeira chance de defender o Brasil. O atleta vem sendo um dos destaques dos gaúchos na Liga Futsal 2011, que está vivendo sua segunda fase.

"Não poderemos contar com os atletas que atuam nos clubes do exterior, uma vez que esta Copa América terá um caráter diferente das demais, já que ela não servirá como classificatória para a Copa do Mundo de Futsal da Fifa do ano que vem. Teremos um grupo forte e buscaremos manter a hegemonia do continente", destacou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões.

O Brasil venceu as edições de 92, 96, 2000 e 2008 da Copa América de Futsal. A única vez que o título não ficou com os brasileiros foi em 2003, quando os argentinos levaram a melhor e interromperam a sequência vitoriosa, na competição realizada em Assunção, no Paraguai.

O elenco brasileiro se apresentará no dia 11, data da viagem para a capital argentina.

Regulamento
A Copa América de Futsal terá todos os seus jogos no Complexo Desportivo de Hurlinghan, que fica na região metropolitana de Buenos Aires, capital argentina. Serão nove seleções na disputa do título. As equipes estão divididas em três grupos, com três equipes cada.

Os países jogarão contra os rivais de suas chaves, em turno único, classificando-se os primeiros colocados de cada grupo para as semifinais, que ocorrerão no dia 16 de setembro e serão complementadas pela melhor seleção dentre as que ficarem em segundo lugar em suas chaves.

O Brasil está no grupo B, juntamente com Colômbia e Bolívia, contra quem os hexacampeões mundiais estrearão no dia 12 de setembro. O duelo contra os colombianos está marcado para o dia 14 de setembro. Nas demais chaves, Argentina, Chile e Peru, compõem o grupo A, enquanto Paraguai, Uruguai e Venezuela fazem parte da chave C.

A decisão do título ocorrerá no dia 17 de setembro.

Convocação - Copa América de Futsal - 12 a 17/9 - Argentina
Goleiros
Djony - Santos/Cortiana (SP)
Léo Oliveira - Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Tiago - São José/Vale Sul Shopping (SP)

Fixos
Gadeia - Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Neto - Santos/Cortiana (SP)
Rodrigo - Carlos Barbosa (RS)

Alas
Danilo - São Caetano/Corinthians/Unip (SP)
Falcão - Santos/Cortiana (SP)
Jackson - Santos/Cortiana (SP)
Murilo - Krona/Joinville/DalPonte (SC)
Pixote - Santos/Cortiana (SP)
Valdin - Santos/Cortiana (SP)

Pivôs
Jé - Santos/Cortiana (SP)
Simi - São Caetano/Corinthians/Unip (SP)

via Imprensa | Confederação Brasileira de Futebol de Salão
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura